Eu tenho paixão por livros de autores nascidos em Cametá e fico mais feliz ainda quando esses livros abordam temas relacionados a nossa cidade.
Hoje eu trouxe para vocês três livros incríveis e de gêneros variados, tem para todos os gostos.
O primeiro é do autor Dagoberto Lopes de Barros, chama-se "Poesias e Contos Poéticos", lançado em 2013 a obra trás poemas que nos remete a vida em Cametá. De abordagem simples porém com muita personalidade, destaco os poemas "INSA" sobre um dos mais antigos colégios da cidade e "O Círio de Nazaré" que enaltece a tradição da religião católica no município.
Para quem ama poemas e poesias esse livro é perfeito, cheio de sentimento e muita personalidade.
O segundo livro é da autora Benedita Celeste de Moraes Pinto, "Filhas da Mata: práticas e saberes de mulheres quilombola na Amazônia Tocantina.", em 2010 nascia umas das obras que considero de maior importância para o cenário da história paraense.
Com muita pesquisa de campo, a obra nos mostra a vida e cotidiano de mulheres parteiras, curandeiras e benzedeiras em localidades em Cametá e regiões próximas. Para todos os amantes de história, cultura e religião o livro também trás fotos das mesmas. Observamos em seus capítulos relatos das experiência dessas mulheres e como construíram um legado de respeito em nossa sociedade.
Muitos trabalhos acadêmicos sitam esta obra, que também é proveitosa para uma leitura prazerosa para adentrar nos conhecimentos de nossas avós, vizinhas e bizas. Afinal quem nunca fora benzido?
O terceiro livro é de Salomão Larêdo, "Terras dos Romualdos, país dos maparás", aqui no blog tem o link para você ir direto para o blog deste autor nascido na localidade de Vila do Carmo.
Esta obra retrata o cenário cultural, histórico, econômico e religioso de Cametá e de cidades vizinhas como Mocajuba, Baião e Tucuruí.
Fotos antigas, escritores, monumentos, prédios históricos e etc.. podemos conhecer anos de história de Cametá em uma única obra.
Eu sou muito grata por saber que existem autores que se importam em imortalizar nossa história através de suas obras. Então vamos valorizar e aproveitá-las.
Sem comentários:
Enviar um comentário